quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Super Blind, em... Como tudo começou! (Série)


Luís Campos (Blind Joker)

Super Blind, O Herói de Bengala.

Mais inteligente que uma loura... mais ranzinza que uma sogra... mais veloz que o Rubinho... mais forte que o Maguila e mais cego que o Mister Magoo!


Em um ano qualquer de um século idem, andando pelas ruas e ladeiras da Cidade de São Salvador da Bahia, acompanhado do seu fiel cão Morcego, um rapaz cego chamado Lui Macpos, percebeu que seu cão e escudeiro farejava algo em uma das esquinas do Pelourinho com a Baixa dos Sapateiros. Pelos latidos do seu cachorro, deveria ser algo muito estranho.

O rapaz decidiu então abaixar-se para averiguar o que teria chamado a atenção de Morcego. Ao apalpar o chão,tocou numa terrina de barro com algumas coisas dentro. Levou a mão ao interior desta e foi descobrindo as coisas que haviam ali: charutos, farofa de dendê, uma garrafa de cachaça, velas, moedas e uma galinha (Que mais tarde soube que era preta, como manda a tradição dos ebós!). Não se espantou por encontrar um bozó naquela esquina, pois isso é coisa comum nesta terra de tantos Deuses e Santos! Percebeu, ao ouvir um fraco "có-có-có-có" que a galinha agonizava. O ceguinho apalpou a ave galinácea e notou que, no pescoço desta havia um corte, do qual corria um fio de sangue que em breve lhe tiraria a vida.

Condoído com a situação da pobre ave, meteu uma das mãos sujas de sangue e azeite de dendê em um dos seus bolsos traseiros e, pegando seu lenço quadriculado, fez um torniquete logo abaixo do corte e assim o sangue imediatamente parou de correr. Pegou a galinha e a colocou debaixo do braço, levando-a para casa. No ônibus
ouvia os cochichos e sabia que era sobre ele que comentavam, mas pouco se importou com isso... quem tem boca é pra falar!

Ao passar pela rua em que morava, alguns gaiatos tiraram sarro com sua cara, entre risos dos demais:

Gaiato 1 - Hoje vai ter canja, hein ceguinho! Hahhahahhahahha

Gaiato 2 - Olha lá! O cego vai levar uma "galinha" pra comer em casa! Hahhahahhahahhah hahhahahhaha

Gaiato 3 - Na certa, um dos dois está doente! Hahhahahhahahhahah

Gaiato 4 - É que ele é goleiro do seu time e pegou este frango hoje! Hahhahahahhahahha hhahahahha

Todos - Hahahaha hihihihihi kkk rê rê rê rê woo woo woo quá quá quá!

Como Lui era um "boa praça" e levava a vida na esportiva, apenas sorriu com a brincadeira dos amigos e vizinhos. Assim que conseguiu encontrar a fechadura, meteu-lhe a chave e entrou em casa. Tirou a roupa e apenas de cueca (Para não constranger a galinha!) entrou no banheiro e deu um banho frio na ave, lavando cuidadosamente o ferimento no pescoço dela. Enxugou com carinho a bichinha e a colocou sobre a pia. Pôs água numa panela para ferver e foi até seu quarto.

Quando a água ferveu, fez um café e bebeu!

Pegou duas camisas velhas e preparou um ninho em um pequeno caixote, colocando neste a galinha. Voltou ao quarto e pegou a caixa de sapatos que serve de "farmacinha" para procurar um frasco que havia ali e ele sabia tratar-se de um poderoso ungüento que a Vovó Janaína lhe deixara como herança, dizendo-lhe ser uma poção milagrosa que a bisavó dela trouxera da África, ao ser capturada pelos guerreiros bantos e vendida a uns portugueses que vinham para as terras do Brasil.

Por sete dias Lui tratou do ferimento e alimentou a ave no bico, dando-lhe, inclusive, papa de milho,"mingau de cachorro", rapadura ralada, mel e até água de coco. No décimo terceiro dia o corte do pescoço era apenas um sinal, pois cicatrizara completamente e ela já ousava sair do ninho.

A ave recuperara a cor e andava pela casa atrás do seu benfeitor e a brincar com o Morcego, entre um cacarejo e outro.

Uma noite de sexta-feira, num dia treze de agosto, lua cheia, céu estrelado, Lui acordou com uma voz feminina que chamava por ele:

Voz - Acorde, Lui! Preciso falar contigo! Acorde!

Apesar de nascer cego, naquele momento Lui tem certeza que enxergou muito bem as feições e o corpo daquela que o acordara.

Era uma lindíssima mulher. Cabelos longos e lisos, olhos azuis, pele negra e um sorriso encantador! Ela lhe disse, pedindo que prestasse bastante atenção ao que ouviria, pois esta noite seria especial para ele e muito importante para a humanidade:

Voz - Meu nome é Akilah Zhenga e sou uma deusa africana. Fui Rainha do meu povo e por causar inveja à Rainha de uma tribo inimiga, fui raptada por seus guerreiros e, enfeitiçada, fui transformada na galinha preta que você salvou a vida. Seguindo meu destino, fui trazida para a Bahia num navio negreiro e acabaria imolada naquele ebó se o destino não o colocasse em meu caminho! Agora, graças ao seu enorme coração, terei a oportunidade de continuar vivendo. Embora seja uma Deusa, só posso voltar a ter forma humana quando invocada por você!

Lui - E se a invocar, poderemos conversar como agora?

Akilah - Claro! Mas apenas você me verá, ninguém mais!

Lui - Mas eu sou cego!

Akilah - Nos momentos em que me invocar, enxergará não só a mim como tudo que esteja à sua volta, enquanto eu permanecer ao seu lado!

Lui - Se tiver gente por perto, como vou falar com você?

Akilah - Nós conversaremos e ninguém nos escutará... também não perceberão que você fala com alguém!

Lui - Isso é maravilhoso, Akilah!

Akilah - Prepare-se para o mais importante!

Lui - Mais importante do que conversar contigo?

Akilah - Sim, Lui! Mais importante pois você foi o escolhido para defender a Terra e os homens das suas mazelas e desgraças!

Lui - E-eu? E como farei isso, Akilah?

Akilah - Ao pronunciar a palavra mágica, "OEOXI" ( Pronuncia-se Oeochi), você se transformará em um superherói...

Lui - Um Superherói cego? Hahhahahhahahahhaha!

Akilah - Você nunca leu histórias em quadrinhos, meu rei?

Lui - Não, amiga... eu nasci cego! Hahahhahahahhahahahhaha!

Akilah - Bem, há o Demolidor, Doutor Meia-Noite, Doutora Meia-Noite e até o Takion, que já foi cego e recuperou a visão. Se procurarmos é possível que encontremos mais alguns superheróis cegos!

Lui - Bem interessante!

Akilah - E tem mais... eu o transportarei para viver suas aventuras, em nome da lei, da ordem e da justiça!

Lui - É? E como fará isso?

Akilah - Transformando-me numa galinha voadora gigante e você viajará montado sobre meu dorso!

Lui - Tá ficando interessante! Hahhahhahahahhahahhha!

Akilah - Quando você pronunciar a palavra mágica, eu me transformarei numa galinha gigante e você ganhará os poderes de alguns deuses africanos!

Lui - Deuses africanos? Não sei nada sobre esses Deuses!

Akilah - "OEOXI" são as iniciais desses Deuses: Oxalá, o Senhor da Criação e que defende a paz e a ordem;
Exu, Senhor do Bem e do Mal. Está em todos os locais e fala todas as línguas. É a própria comunicação. É o Orixá da inteligência, do bom humor, dos amantes da vida e da boa mesa, das cores e odores...

Lui - Esse aí tem muito a ver comigo! Hahhahahhahahahhah!

Akilah - É mesmo, mas deixe-me continuar! O outro "O" é de Ogum, o Orixá da guerra, divindade que forja o ferro e o transforma em instrumento de luta. Protege os filhos das demandas e dos perigos do dia-a-dia;
Xangô, o Orixá da justiça, corrige injustiças e protege contra as catástrofes. É autoritário, severo, líder, mandão, político e sempre se dá bem nos negócios. Nunca acha que está errado. O "I" é de Iansã, Senhora da Alegria e dos Ancestrais. Transporta os mortos do Ayê (Terra) e Orum (Céu), fazendo-os nascer numa outra
vida. É o Orixá que protege contra os desastres e acidentes. Dá coragem e impulsividade a seu filho. Tem mais algumas coisas sobre esses Deuses, mas não interessam no momento!

Lui - Como é que pode ser isto, Akilah?

Akilah - Nunca duvide das forças do Universo, Lui!

Lui - Mas eu não sei se quero isso, Akilah!

Akilah - Você não pode fugir do seu destino, Lui! Você foi escolhido para ser o mais novo defensor dos fracos e oprimidos! Esta é sua missão a partir de hoje, Lui!

Lui - Eu terei um uniforme como o daqueles superheróis dos Quadrinhos?

Akilah - Claro! Ao pronunciar a palavra mágica, suas roupas se transformarão num uniforme de superherói!

Lui - E como voltarei a ser eu mesmo?

Akilah - Acabada a missão, você novamente pronuncia a palavra mágica e reaparecerá no lugar onde estava antes, vestido com suas roupas!

Lui - Caramba!

Akilah - Só falta uma coisa para que eu possa, desta vez, ir embora!

Lui - Que coisa é essa?

Akilah - Escolher o nome desse superherói! Alguma sugestão?

Lui - Que tal, "Capitão Braille"?

Akilah - Já tem "Capitão" demais nas Histórias em Quadrinhos!

Lui - Humm! Super... super Braille?

Akilah - Não gostei, embora fosse uma linda homenagem ao Louis Braille, né?

Lui - É... tá ficando difícil!

Akilah - Posso dar um pitaco?

Lui - Claro, minha Deusa!

Akilah - Que tal... Super Blind?

Lui - "Super Blind"? Que diabos é "Blind"?

Akilah - Ora, ora, Lui! Blind quer dizer, "cego", em inglês!

Lui - Ah, é? Acho que fica porreta!

Akilah - Porreta? Que é isso?

Lui - Porreta quer dizer bacana, legal, ótimo, perfeito... aqui na Bahia, Akilah!

Akilah - Ah! Bem, Lui... tenho que ir!

Lui - Não se vá! Ainda é cedo! Fique mais um pouco!

Akilah - Hoje não posso, mas sempre que chamar por mim, eu aparecerei! Basta chamar meu nome completo, "Akilah Zhenga"!

Lui - Está bem! Até mais, Akilah!

Akilah - Até mais, Lui... e não esqueça... você agora é o Super Blind e deve atender a todo grito de socorro!

Lui - Se esse é meu dever e missão, estou pronto!

Akilah - Fui!

Da mesma forma que apareceu, Akilah sumiu na noite! Lui ficou ainda um tempo acordado, mas foi vencido pelo sono.

E assim nasceu o Super Blind, o herói de bengala!

FIM

3 comentários:

  1. Olá Luís!
    Aceitei seu convite e dei uma passadinha

    Leitur leve e divertida

    Apesar de todo humor, uma "PITADINHA" de Amor aos animais!

    Gostei!
    Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Ah, Luís, estou aqui te visitando e comecei a ler as "Aventuras do Super Blind".
    Pena que você não tenha comentado nada sobre o meu orixá, Oxum.]Não sei muita coisa sobre os ritos africanos, mas uma vez me disseram que esse era o meu orixá. Fiquei encantada, mas tenho a impressão que ela chora muito!
    Vou continuar o meu passeio pelo seu blog.
    Beijo, até mais!
    Sueli Jansen (Twiggy)

    ResponderExcluir
  3. Esse Super Blind vai inovar no mundo dos super heróis. Protegido pelos grandes orixás ele vai longe.

    Radamés

    ResponderExcluir