sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Religião? Tô Fora! (Cordel)

(Parte I)

Luís Campos (Blind Joker)


Só mesmo para brincar
falo de religião
não discuto este tema
e nem dou explicação
mas como sou cordelista
vou cumprir minha missão.

Já digo, de antemão
ser fã do "Blindjokismo"
doutrina que eu criei
que não passa de "sofismo"
desse ceguinho safado
adepto do anarquismo.

Muitos dizem ser cinismo
deste ceguinho porreta
que só quer sacanear
até mesmo ao Capeta
viver de papo pro ar
e mamando numa teta.

Se eu acordo careta
procuro uma igreja
me sento lá no fundinho
para que ninguém me veja
faço uma oração
nada ponho na bandeja.

Querendo uma cerveja
entro no primeiro bar
e se chega um "irmão"
para me catequizar
o convido a beber
ele sai a me xingar.

pro repente ilustrar
sem pensar em silogismo
muitos "ismos" vou rimando
e sem qualquer fanatismo
a bagunça que eu faço
vai por conta do lirismo.

Eu sigo o ceticismo
querendo ver, para crer
se alguém não concordar
eu nada posso fazer
tem "santo", padre, ministro
e guru... pra escolher.

Reverendos, a valer
beato, missionário
pastor, mestre e apóstolo
"o perdão no crediário"
rabino, bispo, profeta
posa de milionário.

Cardeal, pajé, vigário
curandeiro, patriarca
pai-de-santo, mãe-de-santo
vão deixando suas marcas
e a cabeça do crente
vira palco de fuzarca.

E remando minha barca
de religião falando
atravesso este rio
com meu caniço pescando
mas se ver uma sereia
na água eu tô pulando.

Também vou enunciando
os ditos, livros sagrados
Torá, Bíblia Católica
os dois, bem irmanados
e a Bíblia Satânica
que se usa no Senado.

O Avesta vai listado
Kojiki e Alcorão
tem o Livro dos Espíritos
e o do Tao, no Japão
também o Livro de Mórmon
prometendo salvação.

Ainda na relação
tem o Tattvartha Sutra
também o Kebra Negast
Guru Granth Sahib, Kamasutra
e o Kitáb-i-Aqdas
orientando condutas.

É grande esta disputa
pra dividir o quinhão
de almas despreparadas
temendo excomunhão
mas se listo os messias
vai dar muita confusão.

Se você tem um cartão
com a "bandeira" da Fé
no shopping do Paraíso
você não fica a pé
garante lugar no céu
com aval da Santa-Sé.

Encontrei um Candomblé
que faz devoção a Buda
na Umbanda eu já vi
um maçom pedir ajuda
e um vampiro usando
um galhinho de arruda.

E que Deus nos acuda
das ciladas do Satã
pra salvar a minha alma
eu rezo toda manhã
e até ponho meu dízimo
na sacola de Tupã.

Essa gente é cristã
até prova em contrário
todos enchendo as burras
às custas dos otários
e tem gente se matando
seguindo visionário.

Acho muito temerário
falar de religião
política ou futebol
que são coisas de paixão
quem discute estes temas
perde amigo e razão.

Garantindo o perdão
e também meu ceticismo
vou entrar na Messiânica
seguir o Cristianismo
ser monge Hare Krishna
médium do Espiritismo.

E ao Confucionismo
eu posso me converter
Budismo ou Islamismo
é difícil escolher
Seisho-No-Ie, Santo Daime
pro futuro predizer.

Pouco tenho a perder
se entrar no Bahaísmo
se pensar em ser ateu
guru do Indianismo
ocultista, esotérico
rabino no Judaísmo.

Se entro no Vampirismo
dirão ser apostasia
não seguir um evangelho
é praticar heresia
posso parar no inferno
que é lugar de orgia.

Não farei apologia
a nenhuma divindade
nestas coisas de ter credo
eu não sou autoridade
se a coisa fica feia
chamo minha entidade.

Eu digo sem vaidade
ser contra corrupção
mesmo se religiosa
com dom de revelação
e se esta é política
anarquiza a Nação.

Não digam que sou pagão
eu provo ser batizado
sendo bem racional
eu não temo mau-olhado
de culto, doutrina ou seita
eu já ando escolado.

Tudo está "dominado"
pra quem é adventista
seja ele protestante
da "assembléia" ou batista
testemunha de Jeová
ou simples positivista.

Não sou materialista
mas contra dogmatismos
todo baiano é místico
visto nosso sincretismo
digo que fui "escolhido"
pelo meu excentricismo.

Quem se vê num destes "ismos"
dirá que falei bobagem
quebrando regras e normas
sem princípios ou bagagem
e os reacionários
apagarão a mensagem.

Já mostrei minha coragem
mesmo não sendo lacônico
mas quis meter o bedelho
neste assunto canônico
brigar por religião
me parece anacrônico.

Quando quero, sou irônico
nem um pouquinho clemente
exponho meu pensamento
mas digo a quem é crente:
Diante da luz de Deus
somos todos impotentes.

Vou findar este repente
chega de salamaleque
só preciso de dinheiro
pra trocar meu calhambeque
uma seita vou fundar
o seu nome... "Aceita-Cheque"!

FIM

Um comentário: